Benefícios do Abacate

304

As frutas podem auxiliar no processo de emagrecimento e proporcionar saciedade em momentos inoportunos. Enquanto a maioria delas é rica em carboidratos, o abacate é composto, em sua maior parte, por gorduras.

A princípio, essa característica pode parecer ruim, e por isso diversas pessoas evitam o seu consumo e excluem o abacate da lista de frutas permitidas em uma dieta, apenas pela fama criada sobre seu alto valor calórico, abrindo mão dos diversos benefícios do abacate para a saúde e boa forma.

Entretanto, os lipídeos presentes no abacate são muito saudáveis e a fruta pode ser uma ótima opção na estruturação de uma dieta balanceada.

O abacate na dieta cetogênica e um ótimo alimento para colocar na lista pelo fato de ser rico em gorduras boas que e a base da dieta cetogênica, saiba mais sobre dieta cetogênica

7 benefícios do abacate

O que abacate é o abacate?

O abacate é uma fruta originária do México e América Central, pertencente à espécie Persea americana. Hoje, graças às hibridizações, e milhares de anos de cultivo, existem inúmeras variedades da fruta, cujos principais produtores na atualidade são México, Chile, Estados Unidos, Indonésia, República Dominicana, Colômbia, Peru, Brasil, China e Guatemala.

Externamente, o abacate é verde vivo e conforme amadurece se torna mais escuro, quase preto. A polpa é verde-clara ou amarelada e tem textura cremosa. No interior encontramos um grande caroço, que é a semente do abacate.

Quando abacate está maduro ?

Conheça sua variedade. Saiba que existem muitas espécies de abacate, e não há duas variedades de abacate que sejam realmente iguais. Ainda que pequenas, as diferenças no tamanho, cor e forma, dependerão da espécie. Saber se o abacate está maduro ou não, portanto, pode depender de sua variedade.

  • Verifique com o merceeiro ou vendedor qual é a variedade de abacate que você adquire;
  • Além disso, observe que a firmeza de um abacate maduro permanece essencialmente a mesma, independentemente da variedade;
  • As diferenças entre as variedades, bem como as eventuais diferenças entre os frutos, também podem lhe dar indícios de quão maduro o fruto se encontra.

Considere a data de quando o abacate foi colhido. Diversas variedades são comumente colhidas em safras diferentes. Se você está escolhendo abacates em março, você inevitavelmente estará optando pelas variedade colhidas no outono e no começo do inverno. A variedade colhida no início do outono é mais provável de ser a escolha madura.

  • Abacates do tipo “Bacon” estarão geralmente disponíveis a partir da primavera e são considerados uma variedade de meio do inverno;
  • Abacates do tipo “Fuerte” também são colhidas a partir de final do outono;
  • Abacates do tipo “Gwen” são mais comumente colhidos durante o outono e o inverno;
  • Abacates “Hass” são os mais versáteis, portanto colhidos durante todo o ano;
  • Abacates do tipo “Pinkerton” estarão disponíveis no início do inverno até a primavera;
  • Abacates “Reed” estarão disponíveis durante todo o verão e início do outono;
  • Por fim, os abacates do tipo “Zutano” amadurecem entre o início de setembro até início do inverno (no hemisfério norte, ou em março, no hemisfério sul).

Propriedades do Abacate

Um abacate pequeno, com 150g de polpa (1 xícara aproximadamente), fornece 240 calorias, 22g de gorduras, 13g de carboidratos, 3g de proteinas e 10g de fibras. Conseguimos perceber, portanto, que o abacate não é uma fruta de baixa carga calórica, mas o seu diferencial está na composição de suas gorduras. Quase 70% das gorduras encontradas no abacate são monoinsaturadas, a maioria de ácido oleico, e o restante é composto por gorduras poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3) e saturadas (ácido palmítico).

Abacate para bebe

benefícios do abacate para o bebê

  • Fonte de gorduras saudáveis
  • Sabor agradável
  • Ajuda a regular o intestino
  • Fonte de energia